Novas atualizações do Gmail e o que os profissionais de marketing por e-mail precisam saber



Já faz um tempo desde que o Gmail sofreu uma grande reforma, então não é nenhuma surpresa que as prévias vazadas recentemente da nova interface do Gmail tenham provocado rumores no mundo dos e-mails.

Atualmente, o Google está gradualmente lançando sua nova interface para os usuários do Gmail. Além disso, eles forneceram uma visão geral do remake do Gmail no blog oficial do Google, detalhando o que vai mudar no Gmail e no G-Suite nas próximas semanas.

O novo Gmail virá com um conjunto de novos recursos, incluindo uma função de repetição, integrações de respostas inteligentes, lembretes de recuo, um painel lateral para complementos do Gmail e mais recursos que ajudarão os usuários a gerenciar melhor sua caixa de entrada.

Mas existem mudanças que afetarão os profissionais de marketing por e-mail? Sim, e abaixo nós temos o resumo.

Sugestões de cancelamento de inscrição

O Inbox by Gmail, a contraparte focada na produtividade do Gmail, sempre foi o playground do Google para testar novos recursos antes de distribuí-los para o público maior do Gmail. As sugestões de cancelamento de inscrição sugerem que os usuários cancelem a inscrição de e-mails que não leem, recurso do Inbox by Gmail que agora foi incluído nas ferramentas de e-mail principais do Gmail.

Exibido pela primeira vez no Inbox by Gmail em dezembro de 2017, as sugestões de cancelamento de inscrição aparecem na forma de um cartão "Inbox Tip" que aparece na parte superior da caixa de entrada. Ele oferece aos usuários a opção de cancelar a inscrição de e-mails que não abriram recentemente.


Sugestões de cancelamento de inscrição no novo Gmail

Quando esse recurso apareceu pela primeira vez no Inbox by Gmail, muitos profissionais de marketing ficaram preocupados. O Google realmente fornece sugestões de cancelamento de assinatura para todos os e-mails com os quais o assinante não se envolveu em quatro semanas? E se você enviar apenas mensalmente? Você realmente só tem uma chance? Essa abordagem parece extrema e fora de sincronia com o modo como os consumidores usam o e-mail.

Com o anúncio do novo Gmail, veio a primeira nota oficial sobre as sugestões de cancelamento de assinatura do Gmail, e isso pode fazer com que os profissionais de marketing respirem aliviados. O Gmail não usará apenas uma janela de inatividade de quatro semanas ao sugerir quais marcas deseja cancelar a inscrição, mas também considerará outros fatores, incluindo a frequência de envio.

"O Gmail também pode recomendar quando cancelar a inscrição nas listas de distribuição. Usando a inteligência, sugestões de cancelamento de inscrição aparecem com base em quantos e-mails você recebe de um remetente e quantos deles você realmente lê." — David Thacker, Vice-presidente de gerenciamento de produtos do G-SUITE.

Gmail está abandonando os Goomojis parcialmente

Os profissionais de marketing que gostam de usar emojis para adicionar destaque às linhas de assunto e ao corpo do e-mail sabem que o Gmail sempre baseou-se em seu próprio conjunto de emojis, os Goomojis. Com o novo design, os Goomojis quase que sumiram do Gmail.

Emojis em linhas de assunto na exibição da caixa de entrada não são mais mostrados como Goomojis, mas são exibidos como os emojis padrão do sistema operacional do assinante. Os assinantes que abrem no iOS agora veem os emojis padrão da Apple aparecendo nas linhas de assunto no Gmail, por exemplo.

Isso significa um suporte emoji mais consistente para os profissionais de marketing que não gostaram dos Goomojis do Gmail? Não é bem assim. Embora os emoticons na linha de assunto agora sejam exibidos consistentemente no estilo de emoticons padrão do sistema operacional, os emojis no corpo do e-mail ainda são exibidos como os Goomojis. O resultado é uma mistura de estilos emoji.

Suporte a e-mails interativos

O Gmail anteriormente suportava efeitos rollover e hover, permitindo que designers de e-mail adicionassem elementos interativos simples, mas poderosos, aos seus e-mails. Esses elementos não são mais suportados.

Em um momento em que o e-mail interativo está se tornando cada vez mais popular, cortar o suporte a alguns dos elementos interativos mais básicos parece ser contra-intuitivo. Com o Gmail respondendo por 26% de todas as aberturas de e-mail, esse é um grande passo para os profissionais de marketing que aproveitam o poder das experiências de e-mail interativas para suas marcas.

O que parece ser um passo para atrás pode, no entanto, estar nos planos de longo prazo do Gmail. Em fevereiro de 2018, o Gmail anunciou que o suporte nativo para e-mails dinâmicos e interativos com tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages Project) chegará ao Gmail. Com mais marcas ansiosas por criar experiências de e-mail interativas, o suporte limitado à interatividade tradicional no Gmail pode significar que mais profissionais de marketing começarão a trabalhar com as AMPs assim que estiverem disponíveis.

Como acessar o novo Gmail?

O Gmail está lançando as atualizações gradualmente. Para acessar o novo Gmail, atualize seu navegador e abra as configurações no canto superior direito. Depois que a atualização for lançada na sua conta, você poderá ativar o novo Gmail ou voltar para a visualização clássica.




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